top of page

Uma confusãoASUS não vai descontinuar a RTX 5070 Ti, diz seu novo comunicado oficialRTX 5070 Ti e 5060 Ti de 16GB não foram encerradas nem tem planos para isso, diz a ASUS

Créditos: ASUS
Créditos: ASUS

A crise de preços inflados de componentes de memórias já está causando confusão no mercado de GPUs logo no início de 2026. Depois de informar ao Hardware Unboxed que estaria encerrando a produção de suas placas RTX 5070 Ti e 5060 Ti de 16GB, a ASUS agora emitiu um novo comunicado, dizendo que não é o caso e os modelos continuarão disponíveis.


A nova declaração oficial da empresa, que você pode ver em uma captura abaixo, dá a entender que um dos representantes de relações públicas da ASUS se confundiu em suas falas. “Algumas mídias podem ter recebido informação incompleta de um representante da ASUS a respeito desses produtos”, diz o post, se referindo às placas.

Fonte: ASUS
Fonte: ASUS

“A GeForce RTX 5070 Ti e a GeForce RTX 5060 Ti de 16GB não foram descontinuadas ou designadas como fim de vida (EOL). A ASUS não tem planos para parar de vender esses modelos”, diz o comunicado mais recente.


Continuando sua declaração, a empresa reconhece o problema atual no mercado de memórias, dizendo que isso pode “afetar temporariamente” a produção e ciclos de reposição dos estoques. “Como resultado, a disponibilidade pode parecer limitada em certos mercados, mas isso não deve ser interpretado como uma parada na produção ou encerramento do produto.”

ASUS
ASUS

Realidade nem sempre reflete declarações oficiais

Em meio a declarações oficiais da ASUS e até mesmo da própria NVIDIA, não param de surgir rumores falando dos diferentes posicionamentos que empresas vão afetar para contornar os altos preços e baixa disponibilidade de componentes de memórias que veremos ao longo de 2026.


O pessoal do VideoCardz, por exemplo, diz que confirmou com fontes próprias da NVIDIA que estavam acontecendo mudanças na alocação de suprimentos para o fornecimento de placas de vídeo.


Enquanto isso, boatos vindos da China apontam que a dona das GeForce estaria priorizando modelos de GPUs com 8GB, em detrimento à RTX 5070 Ti e à 5060 Ti de 16GB.

No fim das contas, é observando a disponibilidade dos produtos na prática que veremos os resultados reais das políticas das empresas. Por mais que um encerramento de produção não seja oficial, isso faz pouca diferença se as placas sumirem das prateleiras.


Por Ramon de oliveira honorio

Ramon
Ramon

Comentários


Follow us on Instagram

bottom of page