top of page

Taxas sobre taxasGoverno dos EUA adia para setembro a cobrança de tarifa extra de 25% sobre GPUsTarifa vem da primeira administração Trump e seria somada à cobrança atual de impostos sobre a China


Créditos: Freepik e NVIDIA (editada)
Créditos: Freepik e NVIDIA (editada)

A complexa disputa tarifária entre os Estados Unidos e China escapou de ficar um pouco mais complicada por alguns meses. A administração Trump decidiu adiar para primeiro de setembro a cobrança de uma tarifa extra de 25% na importação de GPUs, placas-mãe, SSDs e todo componente baseado em PCB fabricado na China.

Esse imposto extra não deve ser confundido com a atual cobrança geral de produtos vindos do país asiático para os Estados Unidos. Em seu retorno à Casa Branca para um segundo mandato, a administração Trump definiu impostos agressivos sobre todos os itens vindos da China para os EUA. No entanto, em seu primeiro termo, lá em 2018, já havia planos de cobrar esses 25% em cima de peças como GPUs.

nvidia
nvidia

A tarifa dos 25% foi planejada em 2018 e suspensa em 2019. Depois veio a administração Biden que não revisitou o assunto, e agora Trump está de volta à presidência dos EUA. Uma vez que a taxa foi planejada pela sua primeira vigência, era de se esperar que ela seria implementada, mas a disputa tarifária atual resultou num novo adiamento.

Adiamento da tarifa de 25% se alinha com “trégua” entre EUA e China

O adiamento desse antigo imposto faz sentido agora que EUA e China entraram em um acordo temporário para normalizar seus impostos.

O início da taxação mais elevada em produtos chegando da China aos Estados Unidos resultou em retaliação do país asiático, que foi respondida com mais aumentos e assim sucessivamente. Chegou num ponto em que os impostos superavam os 100% entre os dois países, basicamente travando o comércio entre eles.


Fonte: Reuters
Fonte: Reuters

Por isso, em meados de maio os governos dos dois países decidiram uma “trégua” temporária que retornou as tarifas em 30% para produtos chineses nos EUA e 10% em produtos dos EUA indo para a China. O acordo acaba em agosto.

Leia mais:


Com a tarifa extra de 25% em GPUs e outros componentes adiada para o dia primeiro de setembro, espera-se que isso entre nas negociações atuais entre os países. Assim, a expectativa é para um acordo finalizado em agosto que normalize a cobrança de tarifas em termos gerais.


Por Ramon de oliveira honorio

Ramon
Ramon



Comentários


bottom of page