top of page

Por que GTA nunca virou série ou filme ? GTA e Red Dead Redemption já tiveram oportunidade de virar filme, mas projeto nunca foi bem visto pela Rockstar

gta 6
gta 6

Créditos: Divulgação/Rockstar

 

Grand Theft Auto, que se popularizou carinhosamente como GTA, é uma das franquias mais icônicas da indústria dos jogos e sempre teve potencial para se tornar um grande filme ou série. No entanto, apesar da narrativa e sucesso na indústria dos jogos, isso nunca se concretizou.


Dan Houser, co-fundador e ex-líder da Rockstar Games, revelou o motivo durante uma entrevista ao The Ankler. Segundo ele, houve inúmeras discussões com executivos de cinema ao longo dos anos na tentativa de adaptar jogos da Rockster. Isso não inclui apenas GTA, mas também Red Dead Redemption.

“Nós diríamos ‘não, o que você descreveu é que você está fazendo um filme e nós não temos controle e assumimos um risco enorme de acabarmos pagando com algo que nos pertence'”, explicou Houser ao revelar sobre a hesitação da Rockstar em ceder os direitos das propriedades intelectuais.

gta 6
gta 6

Foto: Divulgação/Rockstar Games

O executivo destacou que a preocupação principal era perder o controle criativo e a integridade da obra. Durante essas discussões, o estúdio percebeu que as adaptações cinematográficas de videogames frequentemente resultavam em produtos de baixa qualidade.

Percepção mudou e possibilidade não parece descartada

Além disso, a percepção da indústria cinematográfica sobre jogos e suas adaptações era muito diferente naquela época. Houser ressaltou que, naqueles anos, a economia e os riscos associados às adaptações de videogames simplesmente não faziam sentido para a Rockstar, especialmente considerando o valor multibilionário de suas propriedades intelectuais.

Contudo, o cenário atual parece mais promissor para adaptações de videogames. Entre os exemplos mais recentes está um dos maiores clássicos da indústria dos jogos, como The Last of Us. Entretanto, outros jogos como Sonic e Mario também chamaram a atenção e foram sucesso de bilheteria.


“Tínhamos o que considerávamos ser uma propriedade intelectual multibilionária e a economia nunca fez sentido. O risco nunca fez sentido. Naquela época, a percepção era de que os jogos produziam filmes de baixa qualidade. Agora é um momento diferente”, disse Houser dando um pouco de esperança para o público.


Por Jose Valmir honorio

Jose
Jose



Comentários


Follow us on Instagram

bottom of page