PlayStation 5 ultrapassa marca de 40 milhões de unidades vendidas
- Ramon de oliveira honorio

- 27 de jul. de 2023
- 2 min de leitura
Console da Sony alcançou marca em pouco mais de dois anos e meio desde o lançamento.
A Sony Interactive Entertainment atualizou nesta quinta-feira o número total de vendas do PlayStation 5 entre o lançamento do console, em novembro de 2020, e 16 de julho de 2023. Nesse período, o console da nona geração vendeu mais de 40 milhões de unidades. Em comunicado oficial, a Sony comemorou a marca expressiva de vendas mesmo em maio à dificuldade na fabricação de mais unidades do aparelho durante os primeiros anos da pandemia de Covid-19, que coincidiram justamente com período não apenas do PS5, mas também do Xbox Series X e Series S, da Microsoft.
Problemas da pandemia finalmente superados
No comunicado, a Sony destaca que, hoje, os principais desafios impostos pela pandemia foram finalmente superados, e que os problemas de demanda suprimida dos primeiros anos do aparelho não são mais uma realidade.
"Nós lançamos o PlayStation 5 em novembro de 2020 e o mundo estava em um momento estranho e bem diferente de quando fizemos o anúncio do console em 2019. Apesar dos desafios sem precedentes enfrentados durante a pandemia de COVID-19, nossos times e parceiros trabalharam cuidadosamente para entregar o PS5 no prazo. Nós continuamos a enfrentar adversidades com a pandemia e levou alguns meses para que os suprimentos se normalizassem e conseguíssemos normalizar o estoque para atender a demanda. Por mais meses do que gostaríamos de lembrar, continuamos agradecendo à nossa comunidade por sua paciência enquanto trabalhávamos nesta questão. Mas agora o suprimento do PS5 está bem abastecido e estamos vendo essa demanda reprimida finalmente sendo atendida.
Com o suporte dos fãs da PlayStation, nós alcançamos a marca de 40 milhões de consoles PS5 vendidos desde seu lançamento. Muito obrigado à nossa comunidade de jogadores, sem vocês essa seria uma tarefa impossível", disse a companhia no comunicado oficial.
O analista de mercado Daniel Ahmad disse no Twitter que, com a atualização de vendas, mais de 10 milhões de unidades de PlayStation 5 foram vendidas em 2023 até o momento, e que finalmente o console de nova geração começa a alcançar um ritmo de vendas similar ao do PlayStation 4, aparelho que até hoje vendeu 117 milhões de unidades.
"Para referência, o PlayStation 4 levou 30 meses e 6 dias para vender 40 milhões de unidades, enquanto o PlayStation 5 precisou de 32 meses e 15 dias", destacou. Considerando o impacto da pandemia para a produção do PS5, o console teria, provavelmente, números melhores que os do PS4 no mesmo período de 30 meses se o Covid-19 não tivesse impactado enormemente a produção do aparelho.

Por Ramon de oliveira honorio



Comentários