maioria é homem Jogadores gastam mais dinheiro do que podem em jogos gacha Estudo revela que jovens gastam demais com jogos gacha e comprometem contas do mês com microtransações no Japão
- Por : Jose Valmir Honorio
- 16 de abr.
- 2 min de leitura

A SMBC Consumer Finance divulgou os resultados da pesquisa anual sobre os hábitos de consumo de jovens entre 20 e 29 anos. Dessa forma, apresentou dados preocupantes sobre o impacto financeiro dos jogos gacha. Com base nas respostas de 1.000 participantes, o levantamento destacou que muitos jogadores enfrentam dificuldades financeiras devido aos gastos com microtransações.
De acordo com o relatório, 18,8% dos entrevistados admitiram ter gasto tanto em jogos que acabaram sem recursos para cobrir as despesas do mês. Além disso, 23,9% afirmaram se arrepender de terem investido dinheiro em compras dentro de jogos, um número que reforça o caráter impulsivo desse tipo de consumo.

A pesquisa também mostra que 17,9% dos jovens estão dispostos a pagar para obter vantagens dentro dos jogos. Esse número é ainda maior entre os homens, chegando a 23,8%, enquanto entre as mulheres a média é menor, mas segue em crescimento. Além disso, 20,8% dos entrevistados disseram que não conseguem se divertir se não realizarem compras no jogo.
Gastos com Gacha seguem em alta entre os jovens
O levantamento revelou que os jogos gacha lideram entre os títulos que mais incentivam gastos. Além disso, apontam para um crescimento de 5,8 pontos percentuais em relação ao ano anterior, passando de 15,8% em 2024 para 21,6% em 2025.

O estudo também apontou que a tendência de consumo, antes majoritariamente masculina, vem sendo acompanhada de perto pelas mulheres. Um exemplo é o aumento de 2,6% entre jogadoras que disseram não conseguir aproveitar os jogos sem compras internas, igualando quase o ritmo de crescimento observado entre os homens.
Entretanto, apesar desse crescimento na frequência de consumo, a média de dinheiro gasto mensalmente diminuiu. Isso porque em 2024, os jovens japoneses gastavam cerca de 5.138 ienes (US$ 35,85) por mês. Já em fevereiro de 2025, a média caiu para 4.247 ienes (US$ 29,63).
Fonte: Eurogamer
Por Jose valmir honorio



Comentários