Exigindo respeitoDevs de MindsEye assinam carta aberta detonando produtor e executivosA liderança da Build a Rocket Boy não assumiu os erros que resultaram no desastre que é MindsEye
- Por : Jose Valmir Honorio
- 12 de out.
- 2 min de leitura

Lançado em junho deste ano, MindEye prometia ser um jogo de ação que traria de volta os holofotes sobre Leslie Benzies, produtor conhecido pela série GTA. No entanto, o que o público teve acesso foi a um game repleto de problemas — e muitos deles são resulta8do das decisões tomadas pela liderança do estúdio Build a Rocket Boy.
Nesta sexta-feira (10), mais de 90 desenvolvedores que trabalharam no game assinaram uma carta aberta na qual criticam a gerência da desenvolvedora. Eles afirmam que Benzies e seus colegas tomaram decisões que levaram ao fracasso comercial do jogo, considerado um dos piores de 2025.

Eles também afirmam que os executivos não assumiram responsabilidade pelo que aconteceu com MindsEye e lidaram com as consequências de sua estreia de maneira irresponsável. Entre as ações tomadas por eles está a demissão de 250 funcionários, que teria sido feita sem critérios objetivos nem o devido respeito às leis dos locais em que eles trabalhavam.
Ex-devs de MindsEye iniciaram processo contra a Rocket Boy
Com ajuda do sindicato IWGB Game Workers, muitos ex-funcionários da Build a Rocket Barb (BARB) decidiram iniciar um processo contra a desenvolvedora. Segundo eles, a empresa não respeitou as leis do Reino Unido, que exigem um período de consultoria antes que demissões em massa possam ser realizadas.

Eles também afirmam que o desenvolvimento de MindsEye foi marcado por vários abusos, incluindo assédio e a obrigatoriedade de longos períodos de crunch. Uma prática relativamente comum, ela envolve ter que trabalhar durante meses (ou anos) sem receber horas extras ou dias de descanso para que um projeto seja finalizado.
A carta aberta, que também foi assinada por pessoas que permanecem na BARB, traz algumas exigências. Entre elas está a de que funcionários que estão sob aviso prévio possam deixar imediatamente a empresa, sem cumprir os dias trabalhados (e preservando seus pagamentos), bem como o uso de parceiros externos para realizar processos de demissão futuros.

Além disso, eles querem que o estúdio de MindsEye faça um pedido público de desculpas e reconheça a IWGB como representante sindical dos funcionários. Até o momento não está claro como isso vai afetar desenvolvimentos futuros do game que, segundo Benzies e outros executivos, foi prejudicado por um plano executado por sabotadores externos e internos.
Fonte: Kotaku
Por Jose valmir honorio



Comentários