Ainda está longeSteam Deck 2 chega em 2028, afirma conhecido insider"Vazador" com histórico reconhecido de acertos pode ter revelado a janela de lançamento para o Steam Deck 2
- Ramon de oliveira honorio

- 29 de ago.
- 2 min de leitura

O Steam Deck pode receber um sucessor apenas em 2028, segundo afirma Kepler, conhecido insider do mundo do hardware. Como sempre, rumores devem ser vistos com certo ceticismo, mas esse é um “vazador” com ótimo histórico de acertos em suas informações privilegiadas.
A afirmação veio de maneira inesperada em uma thread no fórum NeoGAF. Em resposta a um comentário que menciona de passagem um cenário em que a Valve poderia lançar um novo handheld nos próximos meses, Kepler responde de maneira econômica: “Steam Deck 2 em 2028”.

Infelizmente não temos nenhuma outra informação além dessa simples declaração. Mas o comentário se alinha com algo que um representante da Valve mencionou em 2023 – que levaria um bom tempo para vermos um sucessor para o Deck.
Valve não quer fazer um novo Steam Deck sem melhoria significativa do hardware
Quem acompanha as notícias sobre o portátil da Valve deve se lembrar que Lawrence Yang, um dos executivos da empresa, comentou em 2023 que levaria anos para sair um Steam Deck 2.
“Um Deck verdadeiramente de nova geração com um aumento significativo de poder não sairá durante alguns anos”, disse na época. O portátil original chegou em 2022, com um refresh com display OLED saindo em novembro de 2023. Não tivemos novas versões oficiais do portátil desde então.

Um lançamento em 2028 se alinha com a fala de Yang, uma vez que seria 6 anos depois da chegada do Steam Deck original. Agora resta saber quais avanços seriam implementados depois desse tempo de espera.
Novo portátil da Valve poderia vir com Ryzen Z?
O primeiro Steam Deck vem com uma APU AMD de 6nm customizada para o portátil. No ano seguinte, a dona dos Ryzen mergulhou de cabeça no mundo dos portáteis e começou a série Ryzen Z de processadores, voltada para esse tipo de produto.
Neste ano tivemos a estreia da linha Ryzen Z2, que continua presente em diversos dos portáteis mais atuais. O ROG Xbox Ally, por exemplo, estreia uma nova variante Ryzen AI Z2 da família de APUs.
Se a AMD ainda estiver trabalhando com novas gerações de seus Ryzen Z até 2028, a Valve poderia adotar um desses componentes para o Steam Deck 2. Ou a empresa pode apostar novamente em algo mais exclusivo com um novo processador customizado especialmente para o portátil.
Via: NotebookCheck
Por Ramon de oliveira honorio



Comentários